top of page

Lideranças apontam o caminho para a responsabilidade social e sustentabilidade

  • Lídia Schwantes
  • 8 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de set. de 2020


Responsabilidade social e sustentabilidade estão na pauta em 2020

Vários aspectos contribuíram para que o ano de 2020, desde o início, apontasse para que a sustentabilidade e a responsabilidade social empresarial estivessem no centro das discussões e ações. A inserção desses temas no Fórum Econômico Mundial, em Davos, iniciou as abordagens sobre meio ambiente, mudanças climáticas, sustentabilidade, responsabilidade social, etc.

Essa discussão pode parecer distante do nosso dia a dia e das nossas empresas. Mas ela está muito próxima.Cada empresa ou entidade atua conforme as suas condições.

Elenquei a opinião das principais lideranças no Brasil e no mundo sobre responsabilidade Social e sustentabilidade.

“Tudo o que fazemos tem como fundamento o avanço da nossa responsabilidade humanoeconomicosocialambiental” Jorge Hoelzel, facilitador da Mercur, em entrevista ao Portal Arauto em agosto 2020.

“É possível, sim, fazer a gestão da sustentabilidade independente do porte da empresa. E acredite: vale a pena!” Maike Mohr, gerente de desenvolvimento humano e sustentabilidade da Unimed Brasil. Plataforma Liderança com Valor 2020.

“Ser sustentável nada mais é, portanto, do que adotar um novo jeito de pensar e fazer negócios mais ético, transparente, íntegro, respeitoso ao ser humano e cuidadoso na relação com o meio-ambiente.” Ricardo Voltolini, em artigo publicado no Neofeed em agosto de 2020.

“Sustentabilidade é um imperativo do negócio”. Tânia Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil. Site Uol em agosto de 2020.

Responsabilidade social e sustentabilidade: o que os consumidores pensam sobre o tema?

Os consumidores também estão atentos a essas questões no momento de decidir uma compra de produto ou serviço. Segundo a pesquisa Brasil Giving 2020, 71% dos brasileiros preferem comprar de empresas que doam e apoiam causas sociais.

Confira a pesquisa na íntegra https://www.idis.org.br/brasil-giving-report-2020/

Os consumidores valorizam, segundo a pesquisa sobre Consumo Consciente do Instituo Akatu 2018, empresas que cuidam mais das pessoas. Entre as oito principais causas que mais mobilizam o consumidor a comprar um produto de determinada marca, cinco estão ligadas ao cuidado com pessoas: atuar no combate ao trabalho infantil; tratar funcionários da mesma forma, independentemente de raça, religião, sexo, identidade de gênero ou orientação sexual; investir em programas de contratação de pessoas com deficiência; contribuir para o bem-estar da comunidade onde está localizada; e oferecer boas condições de trabalho.

Responsabilidade social e sustentabilidade: o que os jovens pensam sobre o tema?

E os jovens também pensam assim. Para eles, responsabilidade social e ambiental são requisitos básicos e os ideais vêm antes de carreiras de acordo com a pesquisa qual o perfil do jovem estudante do XXI? A pesquisa foi divulgada em agosto de 2020, sendo organizada pela Fundação TelefonicaVivo e Fundação Roberto Marinho.

Disponível no site http://fundacaotelefonicavivo.org.br/educacao-do-seculo-xxi/qual-e-o-perfil-do-jovem-estudante-do-seculo-xxi/?fbclid=IwAR2xcyOnlGt_WBtaBBaNLD9udglrPglHsRjezuDInbo1gLpNofYAEic51A0

O que você pensa sobre isso?

A sua empresa está envolvida com causas sociais e sustentabilidade?

Compartilha aqui com a gente.

Comments


Bem marca final sem nome Lídia com R png_edited.png

lidiaschwanteshoss@gmail.com
51 9 8179 8268
Santa Cruz do Sul - RS

Siga-nos nas redes sociais!

  • @bemresponsabilidadesocial
  • LinkedIn ícone social
  • Grey Facebook Icon
whatsapp-logo-icone-fundo-transparente-p

Conversar via WhatsApp

©2018. Bem Responsabilidade Social e Sustentabilidade

bottom of page