Matriz de Materialidade: por que fazer?
- fnpeppe
- 4 de fev de 2023
- 1 min de leitura
Matriz de Materialidade: por que fazer?
A matriz de materialidade é um recurso utilizado para representar e hierarquizar os temas mais importantes relacionados às atividades de uma empresa, conforme a opinião de seus públicos de interesse. Uma de suas aplicações mais conhecidas no meio corporativo talvez seja o papel norteador dos relatórios anuais de sustentabilidade. Porém, a importância das matrizes de materialidade vai muito além disso.
Esse papel é mais bem compreendido quando se observa a crescente atenção do setor empresarial e de investidores a políticas de negócios comprometidas com critérios de ESG.
Para direcionar o conteúdo dos relatos, ao longo dos últimos anos, as normas da Global Reporting Inititative (GRI) se consolidaram como critério utilizado nos relatórios anuais de empresas. Em relatórios de sustentabilidade, a materialidade é o princípio que determina quais tópicos relevantes são suficientemente importantes para o relato.
Para se definir a materialidade de um tópico torna-se essencial a escuta aos stakeholders, isto é, partes interessadas como clientes, fornecedores, acionistas, comunidade, dentre outros. Essa consulta contribui para que a materialidade considere expectativas sociais mais amplas.
Se você deseja saber mais, entre em contato com a Bem!
Para isso, envie mensagem para o nosso WhatsApp 51 98179.8268.





Comentários