Pauta ESG: prioridade em 95% das agendas corporativas, segundo levantamento da Aberje.
- fnpeppe
- 20 de dez. de 2022
- 2 min de leitura

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - Aberje realizou a pesquisa “ESG e sua Comunicação nas Organizações no Brasil”, tendo como patrocinador a Arcos Dorados (McDonald’s) sendo apresentado e debatido de forma online, no dia 13 de outubro de 2021, durante o terceiro e último de uma série de eventos sobre as questões ESG e Comunicação. Compilamos, abaixo, informações que consideramos importante:
O tema ESG está presente como prioridade na maioria (95%) das agendas corporativas das organizações participantes da pesquisa, sendo: entre as três principais prioridades em 38% delas, entre as cinco principais prioridades em 35% delas e como prioridade máxima em 22% delas.
Os principais objetivos para se trabalhar os fatores ESG são o de causar impacto positivo tangível para a sociedade, declarado por 62% dos respondentes e alinhar-se aos objetivos, missão e valores da organização (61%).
Outros objetivos que também podem ser destacados são: atender as expectativas dos clientes/consumidores e atender as expectativas dos investidores.
Entre as principais barreiras/obstáculos para a implementação de projetos de ESG estão a limitação de fundos para sua implementação (35%).
Em sua maioria, as empresas têm programas para a redução do impacto ambiental, como: minimização e reciclagem de resíduos (92%), uso e conservação da água (86%), conservação de energia (84%), entre outros.
A maioria das organizações respondentes (68%) participam do Pacto Global da ONU, como signatária, participante, membro ou patrono temático. A maioria delas (63%), já utiliza os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para definir suas metas de desempenho corporativo. As campanhas internas são a forma que as organizações estão utilizando ou pretendem utilizar os ODS.
Quanto ao tema Diversidade & Inclusão, a pesquisa aponta que 83% das organizações têm programa de D&I. Na SulAmérica, por exemplo, o tema é uma das pautas mais importantes e que faz parte da estratégia da companhia.
Os dashboards de avaliação e de medição são fundamentais para medir a reputação e a sustentabilidade de uma empresa. A métrica relacionada ao ESG mais utilizada pelas empresas é a redução nas emissões de gases de efeito estufa. São utilizadas ainda, as mudanças na eficiência energética da organização (39%), o uso geral da água (30%), a medição do progresso em relação aos ODS (28%) e resultados de pesquisas de marca e reputação (27%).
Para assistir a live completa sobre a pesquisa, acesse:
Confira, na íntegra, a matéria aqui:




Comentários