Tendências de responsabilidade social e sustentabilidade para 2022
- Lídia Schwantes Hoss

- 15 de dez. de 2021
- 2 min de leitura

O ano de 2021 foi intenso sob diversos aspectos como saúde, economia, educação, mudanças climáticas e a forte disseminação do ESG nas corporações. Para muitas empresas foi um ano decisivo para apressar o passo rumo à sustentabilidade sob pena de perder espaço para outras já mais adiantadas nesse caminho.
A partir de leituras, cursos e muita prática, Lídia Schwantes, gestora da Bem, elenca suas percepções sobre as principais tendências da área para 2022.
1.A sigla ESG em inglês (Meio Ambiente, Social e Governança) veio para ficar e segue sendo foco das empresas, instituições e governos. A pressão que vem dos consumidores por transparência e boas práticas também aumentou bastante, seja no momento da compra, via redes sociais ou movimentos organizados. Esse é um momento crucial para aprofundar essa prática.
2.Os ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) são guias importantes para que todos os setores da sociedade possam dar a sua contribuição no alcance desses 17 objetivos tão importantes para o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida no planeta. É uma bússola que agrega valor e resultados para o trabalho desenvolvido. Se integre nessa rede que é um grande diferencial para empresas e instituições.
3. Projetos sociais e culturais com atuação ambiental integrada. Qualquer atividade, evento, mobilização precisa estar atenta aos aspectos ambientais de maneira transversal. Os cuidados básicos são óbvios, vá além e busque aprimorar a sua gestão ambiental não importando o tamanho da organização.
4. Erradicação da pobreza e combate à fome. Ela voltou com força em função da pandemia e questões estruturais do País. Iniciativas que atuarem para amenizar esse problema e contribuir para a sua erradicação estrutural serão muito bem-vindas e certamente terão adesão de muitos parceiros. Quem tem fome tem pressa!
5. Projetos com efetiva inclusão de minorias. Diversas iniciativas foram realizadas em 2021, destaco aqui a atuação do Magazine Luíza, com ações no seu programa de trainees e inclusão de pessoas acima de 40 anos em outros programas. Inovação e inclusão são as palavras do momento.
6. Comunicação para a sustentabilidade. Para ser reconhecido pelo mercado, clientes e fornecedores como uma empresa engajada com a sustentabilidade é preciso comunicar isso. Parece óbvio, mas muitas empresas pecam nesse aspecto e deixam de ter o reconhecimento que almejam e merecem. Comunicar com clareza e assertividade os avanços em ESG é um diferencial importante! Os relatórios de sustentabilidade são a ferramenta reconhecida pelo mercado como a melhor maneira de apresentar os seus resultados de maneira transparente e embasada em indicadores.
7. Atuação em rede! Ou seja, diversos atores unidos para atuar na solução de uma demanda comum a todos. Observa-se cadeias produtivas que congregam os seus stakeholdes para atuarem juntos em gargalos setoriais sejam ambientais ou sociais. É a união de forças!
Qual a sua percepção sobre esses tópicos? Vamos conversar? Basta enviar mensagem via WhatsApp 51 98179.8268.




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