Workshop do Fundo Social Sicredi VRP abordou a elaboração de projetos e a conexão com os ODS
- Lídia Schwantes Hoss

- 6 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
O Fundo Social Sicredi Vale do Rio Pardo está no seu quarto ano e para o edital deste ano preparou algumas novidades com objetivo de apoiar e integrar ainda mais entidades participantes dos 9 municípios de abrangência da cooperativa. Nos meses de janeiro e fevereiro as entidades foram convidadas a responder uma avaliação sobre os ciclos anteriores com intuito de aprimorar o processo.
A partir dessa escuta foi idealizado e realizado o workshop Fundo Social Sicredi e o Desenvolvimento Sustentável nos 12, 13 e 19 de abril em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, reunindo representantes de 80 entidades. Os temas abordados no encontro, resultantes da pesquisa, foram sobre a conexão dos projetos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaboração e estruturação de projetos sociais e o incentivo à rede de cooperação entre as entidades.
Também foi um momento importante para tirar dúvidas sobre o edital de 2022 e compartilhar experiências bem sucedidas entre as entidades. Conforme o coordenador de programas sociais do Sicredi VRP, Marco Antônio da Rocha, “foi uma oportunidade de trocar ideias para aprimorar o funcionamento do Fundo Social para que possamos cada vez mais apoiar projetos com impacto social”, explicou.
A atividade foi desenvolvida em parceria com a consultora de responsabilidade social, Lídia Schwantes, que reforçou aspectos importantes no momento de elaborar um projeto para que ele seja bem sucedido e obtenha aprovação neste ou em outros editais que as entidades venham a participar. “Esse conhecimento pode ser aplicado no dia a dia da organização e contribui para a qualificação dos projetos”, resume.
Entre os novos itens do edital de 2022 está a sugestão de priorização da contratação de serviços e aquisição de produtos no mercado local entre os cooperativados como forma de incentivar o desenvolvimento regional. O Fundo Social apoia projetos nas áreas da educação, meio ambiente, cultura, esporte, segurança e inclusão social.





Comentários