A publicação dos Relatórios de Sustentabilidade está na agenda das empresas
- Lídia Schwantes
- 22 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
A Organização das Nações Unidas (ONU) define a sustentabilidade como sendo o “desenvolvimento que satisfaça as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras para atender às suas próprias necessidades”. É o que a sociedade pode fazer para que os nossos filhos e netos tenham as mesmas ou melhores condições de desenvolvimento que nós.
No âmbito corporativo as práticas sustentáveis estão cada vez mais presentes e trazendo impactos consideráveis para a sociedade. Uma ferramenta utilizada no mundo todo para relatar os impactos positivos e negativos das empresas nas esferas econômica, social e ambiental são os relatórios anuais de sustentabilidade, também conhecidos como balanço social.

Esse documento é apresentado para a sociedade em geral e para os públicos com os quais a empresa se relaciona como clientes, fornecedores, financiadores, governo, imprensa, funcionários, entre outros. O Global Report Initiative (GRI) é uma Norma internacional para a elaboração dos relatórios de sustentabilidade. O objetivo dessa Norma é orientar o processo de relato e padronizar os indicadores para que todos usem a mesma linguagem e assim seja possível fazer comparações e avançar na melhora contínua desses índices. Ela pode ser aplicada para todos os portes de empresas e também entidades do terceiro setor.
Além de apresentar como estão os seus esforços no âmbito da sustentabilidade o relatório também permite uma avaliação interna sobre as práticas de sustentabilidade. Com as informações reunidas é possível comparar os avanços a cada ano e projetar produtos e serviços com cada menos impacto negativo e potencializar os positivos. A publicação também oferece a oportunidade de compartilhar boas práticas de sustentabilidade e colaborar com a disseminação dessas informações.
O processo de relato requer o engajamento da direção da empresa e a incorporação da visão de sustentabilidade nos negócios para alcançar os melhores resultados. O navegador Amir Klink tem uma frase inspiradora sobre o tema: “a maior condenação a que estamos sujeitos no futuro será por omissão, porque meios para fazer muitas coisas lindas e impossíveis existem”.




Comentários