top of page

Pesquisas confirmam que os consumidores preferem produtos sustentáveis

  • Lídia Schwantes
  • 27 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Duas importantes pesquisas foram divulgadas em 2018 e confirmam que as pessoas priorizam marcas e empresas que estão engajadas em causas sociais e buscando ser sustentáveis.

Em julho o Instituto Akatu divulgou a pesquisa - Panorama do Consumo Consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações – que revelou que 66% dos entrevistados levam em consideração aspectos de sustentabilidade dos itens que consomem.

Os consumidores valorizam, segundo a pesquisa, empresas que cuidam mais das pessoas. Entre as oito principais causas que mais mobilizam o consumidor a comprar um produto de determinada marca, cinco estão ligadas ao cuidado com pessoas: atuar no combate ao trabalho infantil; tratar funcionários da mesma forma, independentemente de raça, religião, sexo, identidade de gênero ou orientação sexual; investir em programas de contratação de pessoas com deficiência; contribuir para o bem-estar da comunidade onde está localizada; e oferecer boas condições de trabalho.

Outra pesquisa realizada pela agência global de relações públicas Edelman - Edelman Earned Brand 2018 – em oito países incluindo o Brasil, concluiu que duas a cada três pessoas pagam por um produto motivadas pelo posicionamento da marca sobre temas da sociedade. Segundo o Earned Brand 2018, 69% dos brasileiros compram ou boicotam uma marca em virtude de sua posição sobre uma questão social ou política.

As pesquisas também apontam alguns entraves para que os consumidores possam acessar plenamente os produtos e serviços mais sustentáveis como o alto preço, falta de informação adequada e indisponibilidade de alguns produtos. A substituição de matérias primas ou alterações nos processos produtivos na busca de causar menos impacto no meio ambiente nem sempre consegue garantir um custo menor.

A comunicação precisa ser clara e transparente em relação aos esforços das empresas com foco na sustentabilidade. Uma ferramenta importante são relatórios anuais onde são registrados os avanços, metas e propósitos.

Esse posicionamento do consumidor sinaliza que as empresas devem investir mais em comunicação pois precisam que os seus clientes saibam do seu engajamento com responsabilidade social e sustentabilidade. Não há mais espaço para o greenwhasching, termo em inglês que se refere à uma empresa se diz sustentável ou vende um produto com este diferencial sem o ser de verdade.

O desafio é alcançar o seu público e conseguir convencê-lo de que você está investindo todos os seus esforços para diminuir os impactos negativos do seu negócio e potencializar os positivos.

Comentários


Bem marca final sem nome Lídia com R png_edited.png

lidiaschwanteshoss@gmail.com
51 9 8179 8268
Santa Cruz do Sul - RS

Siga-nos nas redes sociais!

  • @bemresponsabilidadesocial
  • LinkedIn ícone social
  • Grey Facebook Icon
whatsapp-logo-icone-fundo-transparente-p

Conversar via WhatsApp

©2018. Bem Responsabilidade Social e Sustentabilidade

bottom of page